quarta-feira, 2 de março de 2016

Em manutenção

Heheh... Beco do crime de novo... Parece que estamos voltando a programação normal. Como falei lá no delito do Deadpool, li bastante coisa de quadrinhos. All new marvel, 52... Muita fumaça para pouco fogo. Descaracterização de personagens... Historinhas sem graças... Algumas artes bem bonitas mascarando roteiros rasos e preguiçosos (com algumas exceções como Hawkeye do Matt Fraction e David Aja). Mas li algumas coisas interessantes fora da Marvel e Dc. E é de uma dessas interessantes que falaremos neste delito: Maintenance de Jim Massey e Robbi Rodriguez, publicada lá fora pela Oni Press em 2007. 
Maintenance acompanha o dia a dia de Doug e Manny. E sabem aquela história de todo mundo reclamar do trabalho, do chefe, da secretaria, do boy? Doug e Manny neste ponto ganham de lavada. Os dois são faxineiros, mas não são os faxineiros típicos da Xerox ou Petrobras... Os dois são funcionários da TerroMax, inc, o maior e melhor laboratório maligno da atualidade (pelo menos nas propagandas...), responsável por abastecer os supervilões com raios mortais, mascotes demoníacas e outros produtos de uso impróprio por cidadãos normais e cumpridores da lei.
Na rotina da dupla estão monstros originários de lixo tóxico e reparos em máquinas do tempo que “vazam” realidades diferentes, cientistas loucos como chefes, um homem da caverna equipado com uma mochila a jato, cobradores alienígenas e a bela mocinha da recepção. Nesta louca série, outras obras de ficção científica são homenageadas e rendem grandes aventuras para os protagonistas. Sendo que 99% dessas aventuras são resultados da incompetência dos maléficos cientistas que deveriam gerir a TerroMax. Egocêntricos, convencidos e desconfiados, a trupe trabalha sob pressão e passa o tempo todo tentando se sabotar e provar que um é melhor que o outro. 
Como resultado Doug e Manny têm que lidar com um excêntrico homem-tubarão que atende pela singela alcunha de Punchy McCobra. Um misterioso gato zumbi que vive dentro da máquina de salgadinhos e outros estranhos absurdos. 
Da divertida night com o Punchy, quando a dupla leva o homem-tubarão para um barzinho para entender como funciona a humanidade (e a única referencia de Punchy é uma cópia em VHS de Porkys 2, reprisada a exaustão para o pobre coitado) a uma aventura pelos canos da TerroMax, no melhor estilo Viagem Fantástica, Doug e Manny fazem muito mais que o contrato de trabalho dos dois engloba. E ainda tem que administrar as fofocas e politicagens tão comuns a quem trabalha em uma empresa com grande número de funcionários. 
Os bravos faxineiros seguem a velha rotina de dois indivíduos que de repente se vêem em situações extremas. E logo conquistam a simpatia dos leitores. Enquanto Doug faz o tipo mais prático, pronto para resolver todos os problemas, Manny é o cara mais relaxado, sensível e apaixonado por Mendy, a recepcionista da firma. Mas incapaz de declarar seu amor, sempre conta com o apoio de Doug principalmente quando a moça é sequestrada por alienígenas e eles partem em um ousado resgatado com uma equipe muito louca. 
Com uma variedade de personagens carismáticos, como o já citado Punchy McCobra, o ingênuo homem-tubarão e o alienígena Karl, que caiu na terra e já está a trinta anos enrolando os cientistas para não perder a bocada na TerroMax, Massey e Rodriguez conseguiram criar um quadrinho descompromissado e simpático, perfeito para quem quer fugir das mega-sagas que parecem tomar contar das grandes casas (assunto já comentado antes, quando falamos de Blacksad. Muitas vezes, só queremos ler algo que traga um sorriso, uma gargalhada... Não precisamos combater uma invasão global todo dia.... E é isto que é Maintenance.

Todas as loucuras que Massey imagina encontram um belo contraponto no traço de Rodriguez. Com um trabalho limpo e expressivo, o ilustrador consegue levar o leitor para o universo asséptico dos laboratórios secretos, ao mesmo que vaza lixo tóxico aqui, uma realidade paralela acolá... Em uma série toda publicada em PB, a dupla consegue um resultado estupendo. Sem querer reinventar a roda, Maintenance faz o dever de casa direitinho e entrega o que promete. Com muito estilo e bom humor. E simplicidade e prazer. Um grande supresa.

Nenhum comentário: